top of page
Exposição do Mundo Português
Em 1940, em pleno estado novo, Belém foi palco da maior exposição até à Expo 98.
Derrubaram-se casas, alargaram-se estradas e construiu-se a zona da exposição em Belém. O grande acontecimento nacional, supostamente para comemorar os 800 anos da fundação de Portugal, mas que na realidade era um reforço da posição do Estado no país, conciliando a arte e a política no Estado Novo.
Não olhando a custos, a Exposição incluía congressos, cerimónias e espectáculos vários, pavilhões temáticos evocativos das diferentes épocas da História de Portugal, das suas actividades económicas, cultura, regiões e "territórios ultramarinos" e o pavilhão do Brasil (o único país estrangeiro presente).

Grande parte dos pavilhões foram construídos em cartão prensado e gesso, não foram pensados para que a sua vida se prolongasse para além de 1940. Até o célebre Padrão dos Descobrimentos era de cartão, mas o povo português gostou tanto dele, que foi reconstruído em pedra, após o final da exposição.
Não sendo possível voltar a 1940, a subida ao Padrão dos Descobrimentos recriou o ambiente da exposição, permitindo que os visitantes pudessem visualizar, ao apontar para um ponto no horizonte na aplicação de realidade aumentada DiscoverBelém PA, o pavilhão que ai estava instalado e o que continha.
© 2018 by DiscoverBelém
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
discoverbelem@gmail.com | Tel: 960002031 | Fax: 315002000
bottom of page