Mapas e Rumos
- Discoverbelem
- 9 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2018
Os pequenos marinheiros foram colocados em contacto com instrumentos semelhantes aos que Vasco da Gama utilizou para chegar à Índia.

Os pequenos tiveram contacto com os vários instrumentos de navegação - mapas e sextantes, bússolas e quadrantes, balestilhas e astrolábios...
Réplicas fies dos instrumentos originais, guardados no museu da marinha, puderam ser experimentados pelo grupo, sendo que cada um pode descobrir a que latitude se encontrava no momento.
Uma tarde divertida, organizada pelo GAMA (Grupo de Amigos do Museu da Marinha) e liderada pela Primeira Tenente Susana Deusdado.
A guarnição do evento teve também direito à leitura de histórias sobre os Descobrimentos, sobre o que na época se contava sobre o Cabo das Tormentas, sobre o Adamastor e sobre as terras de grandes riquezas. Algumas estrofes dos Lusíadas explicadas de forma divertida, a muitos olhos ávidos por histórias desse tempo fantástico.
O evento terá continuação brevemente na Cordoaria Nacional no dia 18 de Agosto às 10:30.
O vencedor do passatempo da edição nº 3 do evento foi o pai do grumete Mário Manuel Mendonça, que respondeu acertadamente às 3 questões colocadas para o número 62345 e colocou na sua Página de Facebook a foto mais engraçada do evento com #discoverbelem #mapaserumos
Pergunta 1: Em que ano nasceu Vasco da Gama?
R: 1468
Pergunta 2: Como se chamava o Cabo da Boa Esperança
R: Cabo das Tormentas
Pergunta 3: Onde fica a Taprobana ?
R: Ceilão ou Sri Lanka
O pai ganhou uma entrada para toda a família para o evento Partida de Vasco da Gama
Comentários